Clareamento

O Clareamento Dental é o processo que clareia, ajuda a remover manchas e corrige a descoloração dos dentes.

Dra. Tatiana Luebke

Clareamento dental não é uma novidade, mas com os avanços tecnológicos e o desenvolvimento de novos materiais, ele tem se tornado cada vez mais indolor e eficaz.

O clareamento dental consiste na utilização de uma solução clareadora que irá devolver o brilho natural dos dentes através de um processo químico em que o oxigênio livre quebra as moléculas de pigmentos dos dentes em moléculas menores. Isso permite maior reflexão de luz tornando então os dentes mais claros.

Existem basicamente dois tipos de clareamento dental: o caseiro e o de consultório. O clareamento dental caseiro consiste no uso de moldeiras com uma solução clareadora que se espalha pelos dentes, agindo por um determinado período de tempo. Os clareamentos realizados em consultórios contam com a utilização de soluções clareadoras de concentração mais elevada e/ou da utilização de fontes luminosas que agilizam e potencializam o clareamento. A principal diferença entre os dois tipos de clareamento dental consiste na concentração da solução clareadora e no tempo de tratamento.

Dentes que escurecem após tratamento de canal precisarão de clareamento interno. O processo do tratamento de canal pode manchar o dente devido aos materiais de obturação do canal, a presença de sangue na câmara pulpar e medicações utilizadas durante o tratamento de canal. Nesse caso, o gel clareador é inserido na parte interna do dente. Esse material deve ser trocado por algumas sessões até a obtenção do resultado desejado.